Observatório Social de Pinda capacita 570 novos Observadores Sociais Mirins

Encerramos mais um semestre com muita alegria e orgulho!! No dia 26 de junho, concluímos o primeiro ciclo de 2025 do Programa Observador Social Mirim em Pindamonhangaba – e os resultados foram simplesmente incríveis!

Foram semanas intensas de atividades com os alunos do 4º ano de 11 escolas públicas municipais, que participaram com entusiasmo de dinâmicas, jogos pedagógicos e muitas reflexões sobre cidadania, ética e responsabilidade com o bem público.

Cada encontro foi uma oportunidade de despertar a consciência cidadã, transformando pequenos olhares em grandes atitudes.

Depoimentos

“O projeto Observador Mirim é um projeto muito legal, as crianças ficam muito entusiasmadas, traz para as crianças essa noção de cidadania e da importância da participação e da Democracia de uma forma prazerosa, porque eles trazem dinâmicas, as crianças participam, se divertem e aprendem ao mesmo tempo e isso é importante para que eles se tornem cidadãos ativos e democráticos.” – Professora da Escola Municipal Prof. Moacyr de Almeida, Beatriz.

“Eu queria falar o que eu achei do Observador Mirim, eu amei, foi uma coisa muito importante que vai ficar sempre guardado no meu coração, que eu amei essas aulas, foi sempre muito legal, foi sempre muito bom pra nossa aprendizagem e eu queria que fosse todo ano isso, porque eu amo. As brincadeiras que a gente fez, tudo que a gente fez juntinhos foi uma maravilha.” –  Aluna da Escola Municipal Dr. André Franco Montoro, Valentina.

Sobre o Observatório Social

O Observatório Social do Brasil (OSB), entidade da sociedade civil, de fins não lucrativos, tem seus objetivos focados na contribuição para a melhoria da gestão pública, trabalhando em favor da transparência e da correta aplicação dos recursos públicos.

Democráticos e apartidários, os Observatórios Sociais – OSBs estão presentes em mais de 150 cidades de 17 estados brasileiros. O Observatório Social atua no monitoramento das licitações municipais e da produção legislativa, assim como na inserção de empresas locais nas compras públicas, construção dos Indicadores da Gestão Pública e em ações de educação para a cidadania.