O Observatório Social do Brasil – Pindamonhangaba deu início, no último dia 11, à nova etapa do Programa Observador Social Mirim, que neste semestre será desenvolvido em 9 escolas municipais beneficiando cerca de 430 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.
A iniciativa, que combina apoio pedagógico e complemento educacional, busca fortalecer valores de cidadania e educação fiscal entre as crianças, por meio de atividades dinâmicas e interativas. Os encontros abordam temas como educação fiscal, voto consciente, reciclagem, civismo e combate à corrupção, sempre de forma leve e lúdica, garantindo que o aprendizado aconteça de maneira prazerosa.
Criado em 2021, o programa já formou 2.478 Observadores Mirins. Em sua trajetória, contou com o apoio da Gerdau e da Fabinject, permitindo a ampliação do número de participantes ano após ano. Somente no primeiro semestre de 2025, foram atendidos 570 estudantes em 11 escolas.

“O Observador Social Mirim planta a semente da cidadania ainda na infância, formando crianças mais conscientes e preparadas para transformar a sociedade”, destaca a coordenação do OSB Pindamonhangaba.
A programação deste semestre segue até 13 de novembro e promete mais uma vez unir aprendizado, diversão e participação cidadã.
Escolas participantes
– E.M. Pe. Mário Antonio Bonotti
– E.M. Prof. Augusto César Ribeiro
– E.M. Prof.ª Regina Célia Madureira de Souza Lima
– E.M. Prof. Isabel do Carmo Nogueira
– E.M. Dr. Francisco de Assis César
– E.M. Profª Odete Correa Madureira
– E.M. Prof. Mário de Assis César
– E.M. Profª Julieta Reale Vieira
– E.M. Prof. Paulo Freire
Sobre o Observatório Social do Brasil
O Observatório Social do Brasil (OSB) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua para o fortalecimento da transparência e da correta aplicação dos recursos públicos. De caráter democrático e apartidário, está presente em mais de 100 cidades de 15 estados brasileiros, promovendo ações como monitoramento de licitações, acompanhamento da produção legislativa, estímulo à participação de empresas locais nas compras públicas, construção de indicadores de gestão e educação para a cidadania.


