O Programa Observador Social Mirim já começou e, mais uma vez, está sendo um verdadeiro sucesso. As crianças participantes e suas professoras têm demonstrado grande envolvimento e entusiasmo em cada encontro, confirmando a importância da iniciativa como ferramenta de educação cidadã.

Até o momento, já foram realizados quatro encontros, cada um trazendo conteúdos que despertam a curiosidade e ampliam o conhecimento dos alunos sobre cidadania, política e sociedade. Os temas trabalhados foram:
Acolhimento: momento de integração e apresentação do programa;
Divisão geográfica: compreensão do espaço em que vivemos e sua organização;
Divisão política, os três poderes: aprendizado sobre o funcionamento do Executivo, Legislativo e Judiciário;
Direitos e deveres: reflexão sobre a importância do equilíbrio entre responsabilidades e conquistas de cada cidadão.
Segundo a coordenadora do Observatório Social do Brasil- Pindamonhangaba, Maria Regina, a receptividade tem sido muito positiva: “É uma alegria ver o brilho nos olhos das crianças e o interesse delas em aprender mais sobre o funcionamento da sociedade. O programa proporciona experiências ricas e ajuda a formar cidadãos mais conscientes, críticos e participativos desde cedo.”
O clima tem sido de descobertas, troca de experiências e aprendizado coletivo. O Observador Social Mirim reafirma, assim, seu papel em formar cidadãos conscientes desde a infância, aproximando a comunidade escolar dos valores da democracia, da participação e da transparência.

Sobre o Observatório Social do Brasil
O Observatório Social do Brasil (OSB) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem seus objetivos focados na contribuição para a melhoria da gestão pública, trabalhando em favor da transparência e da correta aplicação dos recursos públicos.
De caráter democrático e apartidário, está presente em mais de 100 cidades de 15 estados brasileiros, promovendo ações como monitoramento de licitações, acompanhamento da produção legislativa, estímulo à participação de empresas locais nas compras públicas, construção de indicadores de gestão e educação para a cidadania.


