sustentabilidade e cidadania
O Observatório Social do Brasil (OSB) – Pindamonhangaba realizou, no dia 8 de dezembro, a reunião mensal, com foco no planejamento estratégico para 2026. O evento aconteceu no auditório do Sindicato Rural de Pindamonhangaba e contou com a presença do presidente do Observatório Social, Laureano Guerrero, além de membros da diretoria e voluntários.
A reunião serviu não apenas para apresentar um balanço das atividades realizadas, mas principalmente para traçar as metas para o futuro, com foco na sustentabilidade da entidade e na ampliação de sua atuação no monitoramento da gestão pública local.
O planejamento para 2026 ganhou destaque com a discussão de novos projetos que visam fortalecer a cidadania e a responsabilidade ambiental no município. Entre as iniciativas, duas se sobressaem, sendo uma delas o Programa Observador Mirim, voltado para a educação fiscal para alunos do quarto ano das escolas municipais. Nos encontros as crianças aprendem de forma lúdica o valor da cidadania. A equipe o Observatório discutiu ainda a possibilidade de promover um projeto para recuperação de nascentes, que tem como objetivo contribuir para a sustentabilidade hídrica de Pindamonhangaba.

Para que todos os programas aconteçam o Observatório Social conta com o apoio de empresas locais e com a força de trabalho dos voluntários, que contribuem em todas as frentes do Observatório. A continuidade e o sucesso das ações do Observatório Social dependem fundamentalmente do engajamento da comunidade, conforme discutido amplamente na reunião.
“Precisamos de mais voluntários e investidores sociais, pois são vários projetos espetaculares e um time maior será sempre bem-vindo”, destaca Maria Helena Simões de Carvalho, membro do Conselho Superior do Observatório Nacional e voluntária do Observatório Social do Brasil – Pindamonhangaba.
Sobre o Observatório Social
O Observatório Social do Brasil (OSB), entidade da sociedade civil, de fins não lucrativos, tem seus objetivos focados na contribuição para a melhoria da gestão pública, trabalhando em favor da transparência e da correta aplicação dos recursos públicos.
Democráticos e apartidários, os Observatórios Sociais – OSBs estão presentes em mais de 100 cidades de 15 estados brasileiros. O Observatório Social atua no monitoramento das licitações municipais e da produção legislativa, assim como na inserção de empresas locais nas compras públicas, construção dos Indicadores da Gestão Pública e em ações de educação para a cidadania.
Para ser uma empresa apoiadora do Observatório Social do Brasil – Pindamonhangaba entre em contato pelo telefone/WhatsApp (12) 99130-2876.

